segunda-feira, 30 de setembro de 2013

EVENTO "MENSAGENS DA ÁGUA PARA UMA VIDA SAUDÁVEL"

Evento “Mensagens da Água para uma Vida Saudável” com Dr. MasaruEmotoreúne cerca de 600 pessoas em Belo Horizonte

No dia 10 de setembro a cidade de Belo Horizonte foi palco do evento “Mensagens da Água para uma Vida Saudável”, no Minascentro. Com a realização da Casa Saudável e Inspire e o patrocínio da Acqualive, o evento teve o pesquisador japonês Dr. Masaru Emoto, pela primeira vez na cidade,como o palestrante principal. A presença do “Espírito das Águas”, personagem interpretado por NatháliaWilke, apresentou e conduziu as atrações de forma poética e original.

Os músicos mineiros com carreira internacional Renato Motha e Patrícia Lobato abriram o evento com mantras e canções inspiradoras, envolvendo os presentes em um clima de harmonia.

Após a palestra do Dr. Emoto ocorreu ainda um bate-papo sobre vida saudável com Allan Lopes ,geobiólogo e fundador da Casa Saudável, e o especialista em medicina funcional Dr. Romualdo Lima.

Com serenidade e bom humor, Dr. Masaru Emoto apresentou seu estudo sobre a influência das emoções e do ambiente nas moléculas de água e como isso pode afetar nosso temperamento, nossa personalidade e principalmente nossa saúde.Após vários experimentos, ele percebeu que a água é capaz de carregar informações e energia. Um desses experimentos foi fazer com que amostras de água “escutassem” música, partindo do pressuposto de que música é nada mais que vibração. Essas amostras foram congeladas e através de um microscópio especial foi possível notar a formação de cristais de água. Dependendo damúsica, a forma dos cristais era diferente.  Para exemplificar, Dr. Emoto mostrou à plateia o experimento que fez submetendo a água ao hino nacional brasileiro e depois ao hino do Japão. As imagens mostraram belos cristais hexagonais, cada um com detalhes peculiares e simétricos.

O especialista, que pesquisa a água há 20 anos, falou da importância de reverenciar a água e transmitir a ela os sentimentos de amor e gratidão. “A água é mais que uma manifestação de Deus, ela é Deus”, afirmou. A ideia principal dos estudos do Dr. MasaruEmoto é de que nós “somos água”. Segundo ele, quando éramos apenas uma célula nós já tínhamos 99% de água. Nosso cérebro é composto de 93% de água. Um bebê tem 80%, um adulto 70%. À medida que envelhecemos, essa porcentagem vai diminuindo, juntamente com a nossa capacidade cognitiva. Para ele, isso está relacionado com as causas da doença de Alzheimer. Para Emoto, qualquer doença pode ser curada com a água. Mas ele alerta que não basta apenas beber a água, que devemos ter um sentimento de amor e gratidão todas as vezes que bebemos água. “Dessa forma a água também passa a te amar e também a te agradecer. O contrário também acontece: se você desperdiça ou trata mal a água, ela também vai te tratar mal e ‘fugir’ de você, sair do seu corpo. A água é um espelho do nosso coração.”, explica.O pesquisador falou ainda sobre seu projeto de estudar a água do Brasil, em um terreno localizado em Brasília, e fez um apelo para que os brasileiros não deixem as grandes empresas explorarem nossa área de fontes hídricas subterrâneas que, segundo ele, é uma das maiores do mundo.

Em seguida Allan Lopes e o Dr. Romualdo Lima realizaram um breve bate-papo com uma abordagem ampla e diversificada sobre ter uma vida saudável, com foco na importância da água como meio de se obter qualidade de vida. Os especialistas destacaram a água alcalina – com PH maior que 7, como a melhor água para o nosso organismo, já que o sangue tem PH igual a 7,36. Foi aconselhadoevitar o consumo de água vendida em garrafas plásticas, pois segundo eleso plástico libera substâncias como bisfenol e dioxina, que são cancerígenas. Elesalertaramainda sobre os efeitos prejudiciais do micro-ondas, cuja radiação emitida contamina a água contida nos alimentos, quando aquecidos, e afeta nossa saúde. No caso de se esquentar somente a água no micro-ondas, ocorrerá uma desvitalizarão do líquido.Uma outra dica sobre água compartilhada por eles foi usar um filtro para a casa inteira, acoplado na caixa d’água,para se ter uma água de melhor qualidade ao lavar os alimentos, os utensílios, tomar banho, entre outros.

Os profissionais falaram também sobre a qualidade do sono. Allan Lopes advertiu que, para ter-se uma boa noite de sono, é necessário retirar do quarto ou ao menos desligar da tomada todos os aparelhos eletrônicos. Complementando, o Dr. Romualdo sugeriu o uso do blackout na janela: “qualquer entrada de iluminação pode fazer com que o nosso organismo não produza a substância melatonina, responsável por revitalizar verdadeiramente nosso corpo”, disse.


Além dos palestrantes, também estiveram presentes no evento o representante da Acqualive em Minas Gerais, José Augusto Pessoa, e a empresária Aléxia Soares, proprietária da Inspire Produções, responsável por trazer o Dr. Emoto ao Brasil pela segunda vez.

Fotografia: Rafael R. Lemos

SETE IDEIAS PARA TORNAR SUA CASA UM LUGAR MAIS RELAXANTE


A vida anda muito estressante, não é mesmo? Cada vez mais cobranças lotam nossa mente, seja do trabalho, família, parceiro... E o primeiro lugar que deveria ser um oásis de calma nessa rotina maluca é a nossa casa, certo? "A casa precisa ser um lugar em que a pessoa fuja do estresse. Se permitir ter um tempo livre e pessoal para experimentar o ócio construtivo é fundamental para a saúde e qualidade de vida das pessoas", comenta o psiquiatra Leonard Verea, especializado em Medicina Psicossomática e em Medicina do Trabalho. E para se criar esse espaço perfeito para relaxar, algumas mudanças precisam ser feitas. Se você nem sabe por onde começar, elaboramos um guia do que você pode mudar na sua casa para torná-la um verdadeiro spa. 

APOSTE NA MEIA LUZ
Uma boa ideia é comprar lâmpadas com menor voltagem, ou mesmo colocar em casa interruptores com graduação de luz, isso porque, quanto mais iluminado um ambiente, maior a sensação de que ainda é dia.! Ameia luz cria um ambiente escuro, que informa ao cérebro que é noite e isso estimulará a produção de melatonina, substância indutora do sono",explica o psiquiatra Leonard Verea, especialista em Medicina Psicossomática e em Medicina do Trabalho. E quando o corpo se prepara para dormir,ele
naturalmente relaxa. "Damos ao corpo os indicativos que ele precisa para passar da fase ativa para a fase do descanso", define Allan Lopes, geobiólogo e fundador da Casa Saudável, consultoria em Geobiologia que sugere melhorias em sua casa em prol da saúde.


INSPIRE RELAXAMENTO
Os cheiros da casa também podem ajudar no relaxamento, ainda mais quando lembram algo familiar.
"Aromas familiares e intensos, como os das flores, florestas ou do mar, são reconhecidos pela emoção  por trazerem boas sensações da juventude, diminuem a ansiedade", explica a psicóloga Samia Maluf, especialista em aromaterapia da clínica By Samia. De acordo com a especialista, o óleo mais usado para esses fins é a lavanda, que pode até trazer bons resultados para casos de insônia. "Ele pode ser utilizado num aromatizador de plug ou num réchaud, ou usado em sabonetes ou sprays, desde que tenham sido feitos com o óleo essencial". diferencia a especialista.


TROQUE DE NOTICIÁRIO
Notícias ruins não tem uma boa repercusão no nosso corpo. Muito pelo contrário, elas ajudam a estressar ainda mais. "As situações limite contaminam a todos - mesmo que não sejam vítimas diretas pois trazem á realidade uma cena dramática em um nível de destruição com o qual é muito difícil lidar", acredita Verea. Ou seja, ao invés de se informar de todos os crimes cometidos no dia, porque não mudar de canal? O mesmo vale para as notícias da internet, tente dar mais atenção a assuntos mais amenos quando chegar em casa.


ESCOLHA UM BOM SOFÁ
E nada como descansar em um sofá bem confortável,não é mesmo? O problema é que se o sofá é ruim,ou não nos sentamos ou mesmo deitamos de forma correta, é mais difícil relaxar. " Em geral a dor nas costas é causada pela má postura, pois algum músculo fica tenso ou não suporta a posição por longos períodos. Isso pode impedir as pessoas de descansarem",ensina o ortopedista Cássio Trevizan, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Não se preocupe, você pode deitar-se nele, desde que não seja por horas a fio! E ao sentar-se, procure sempre deixar as costas alinhadas e os pés encostados no chão. "Verifique ao comprar  se ao sentar-se seus joelhos não ficam mais altos que o bumbum, pois isso deixa os joelhos mais dobrados e desconfortáveis", explica o especialista. O material do sofá é algo importante: "quando for macio, é mais fácil esses equilíbrios acontecer, já que o peso do tronco fica sobre o bumbum, e isso faz com que ele afunde", conclui.

O SOM DA CALMA
Alguns tipos de música têm o poder de nos deixar mais calmos. Existem até pesquisadores que buscam montar rankings com músicas mais ou menos relaxantes.  " O ideal é que sejam músicas calmas e sem letras, ó sons, como do mar, vento", define o psiquiatra Verea. Mas o problema é que nem sempre isso funciona com todas as pessoas. Alguns podem acabar mais inquietos com esse tipo de som, justamente por não gostarem. "Cada pessoa relaxa de acordo com o seu estilo de vida e estilo musical, portanto não há problemas em relaxar ouvindo heavy metal, desde que seja o gosto da  pessoa. Se a música te faz esquecer os problemas, relaxar e acalmar, ela pode ser utilizada com esse fim", coclui o especialista. Portanto, tente ver qual  música te ajuda a se desconectar do mundo e do estresse do dia e aproveite.


INVISTA EM PLANTAS
Estar em contato com a natureza ajuda a acalmar os ânimos e até traz ganhos ao corpo. Um estudo publicado em 2013 mostrou que cidades com mais áreas verdes tinham indicadores de saúde melhores. Mas se você não consegue esses espaços na sua cidade, que tal investir em um na sua casa? Fazer um canto com plantas pode ser uma boa pedida para relaxar."As plantas de interior possuem a capacidade de filtrar o ar da casa, absorvendo toxinas e gás carbônico e liberando oxigênio para o  ambiente", comenta o geobiólogo Allan Lopes. ele nos conta que a NASA separou algumas  espécies de plantas que tem maior capacidade de limpar o ar. São elas: babosa, antúrio, areca, bambuzinho, agalonema, flor de maio, dracena,  cíclame, orquídea, comigo-ninguém-pode, azaléia-anã, bananeirinha, palmeirinha, gérbera, crisântemo, filodendro, jiboia, calanchoe, rafis, lírio da paz, espada de são Jorge, tulipa e begônia. "Mas para tornar o lugar aconchegante, depende muito do gosto das pessoas que habitam e também do tipo de espaço que se tem", pondera o especialista.


BANHO "NO STRESS"
Que tal lavar os problemas junto com a sujeira do corpo? Um banho relaxante pode ser a melhor forma de aproveitar bem , de entrar no clima de descanso. "Muitas vezes o estresse se configura por acúmulo de tensão no corpo. Essa tensão pode ser liberada através de um banho morno, pois a temperatura irá estimular a circulação sanguínea, comenta o geobiólogo Lopes. O contrário, porém, também é verdadeiro, já que o corpo se ativa com a água fria e também pode liberar suas tensões. Portanto, a temperatura depende de você. "É importante que cada um faça testes de como se sente melhor após um banho morno e após um banho mais frio", conclui o especialista.
Cantar no banho também pode ser terapêutico para quem gosta. "Escolha, de preferência uma música que conheça a letra para cantar junto  no único lugar que temos direito a sermos, todos, cantores!" ressalta Lopes. Afinal, tudo que  nos faz esquecer um pouco das dificuldades do dia a  dia é válido!.


Matéria publicada em:



















sexta-feira, 20 de setembro de 2013

A CASA COMO FATOR DE DIAGNÓSTICO

CONSIDERAR OS AMBIENTES  COMO ELEMENTO INFLUENTE  NA CAUSA DE DOENÇAS  PODE SER DECISIVO NO NOSSO MODO DE VIDA.

Nos primórdios da Medicina, os homens e seus lares eram enxergados como um só organismo. Escrituras antigas provam que no Egito os arquitetos do templos também atuam como médicos. Hipócrates, em sua obra "Sobre os Ares, Águas e Lugares", já mencionava a influências da localização geográfica e dos elementos físicos e ambientais sobre a saúde e o estereótipo dos habitantes de cada lugar.O homem evoluiu, as sociedades se desenvolveram e essa sabedoria perdeu força e valor. Mas nosso corpo continua a refletir os efeitos provocados pelo ambiente.


         O lugar onde moramos, ou nosso local de trabalho, ainda não é a primeira coisa que nos vem a mente quando procuramos o que causa uma dor ou indisposição. Porém, desde 1982  a Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece os termos Habitação Saudável, que compreende a habitação como um agente de saúde de seus moradores ou usuários, e Doenças Provocadas  pelo  Edifício (BRI), que são as doenças atribuídas diretamente á construção. Se mais de 20% do ocupantes apresentarem os mesmos sintomas, o imóvel pode ser diagnosticado com a Síndrome do Edifício Doente (SED), outro termo reconhecido pela instituição.Pela OMS até 30% dos edifícios novos e  reformados em todos o mundo pode conter SED.

          Quando isto ocorre, a solução do enigma pode estar no próprio projeto da edificação.Sistemas de circulação de ar que não recebem manutenção com frequência são uma das principais razões.

           A GEOBIOLOGIA, ramo da ciência que estuda os ambientes e edificações e sua relação com a saúde das pessoas, identifica diversos outros itens a serem observados, tais como localização, mobiliário, produtos de limpeza e campos de radiação.Quanto ao último fator, a Geobiologia acredita que as falhas geológicas e correntes de água subterrâneas emitem radiações que geram uma influência, na superfície, capaz de alterar o funcionamento celular dos seres vivos que habitarem o local ou permanecerem nele por muito tempo.


           Para ALLAN LOPES,geobiólogo e fundador da Casa Saudável, praticamente todos os edifícios podem ser transformados em Habitação saudável. Ele explica que toda construção, é um ser vivo, em que as vigas correspondem aos ossos; as paredes aos músculos; o revestimento e a tinta usada são como a pele da casa e assim por diante. "tudo se resume em cuidar da casa para que ela cuide de você. Daí a necessidade de encontrarmos materiais saudáveis, que possam promover a respiração cutânea deste imenso organismo que habitamos e chamamos de lar", ressalta.

           Segundo Lopes, sintomas como a alergia, distúrbios do sono, doenças de pele, fadiga e até mesmo a redução  da libido estão ligados ás edificações. Certamente as doenças que temos são um conjunto de fatores, mas á medida que considerarmos as condições do ambiente como parte deste conjunto, será mais fácil descobrir a origem dos problemas e tratá-los.


Matéria publicada em: Jornal Cidadão do Mundo.
          

















terça-feira, 17 de setembro de 2013

GEOBIOLOGIA - A CIÊNCIA DO BEM ESTAR E MORAR


ENERGIAS IMPERCEPTÍVEIS NO SUBSOLO PODEM PROVOCAR DISFUNÇÃO FISIOLÓGICAS E METABÓLICAS.



Marcos (nome ficticio) tinha 18 anos quando começou, de repente, a ter problemas de obesidade e depressão. Buscou a ajuda da Geobiologia que detectou, embaixo de sua cama, uma linha de radiação telúrica nociva.  A indicação foi que mudasse o móvel de lugar. Em dois meses ele emagreceu mais de 10 kilos e saiu do quadro depressivo.

Quem faz o relato é Allan Lopes, atuando há 15 anos com a Geobiologia, "ciência que estuda a relação das casas e dos locais de trabalho sobra a saúde, o bem estar e a felicidade das pessoas. A própria essência  da ciência é ajudar as edificações a serem mais saudáveis, ter qualidade de vida e não apenas cumprir as necessidades funcionais e estéticas de cada ambiente", ensina o profissional que trabalha ainda como consultor.

Para a Geobiologia, ás vezes o que existe sob nossos pés pode interferir no nosso bem-estar. Sintomas como alergia, distúrbios do sono, transtornos respiratórios, doenças de pele, fadiga, redução da libido e até mesmo câncer estão relacionados ás radiações provindas do subsolo, denominadas radiações telúricas.

São várias as causas de adoecimento que estão aí nos ambientes e nós mesmos nem suspeitamos que elas existam. "A qualidade ou não do ar interno, iluminação inadequada para a função ali exercida, produtos de limpeza (leiaute,cores, quadros, imagens, ornamentações) e as energias da terra, item mais sutil, mas de igual importância, podem levar ao adoecimento", diz Lopes.

FLUXO. A mais comum dessas energias nocivas é a chamada rede Hartmann, fluxo energético do planeta Terra, composto de linhas que circulam nos sentidos norte-sul e leste-oeste, formando uma rede sobre o planeta. "As linhas têm aproximadamente 2,5m de distância uma das outras e espessura de 20 cm. Quando alguém dorme sobre esses cruzamentos, certamente vai apresentar disfunções fisiológicas e metabólicas que podem  resultar em doenças mais graves dependendo da constituição do indivíduo". explica o especialista.

Esta rede foi descoberta na década de 30 pelo pesquisador alemão Ernst Hartmann, um dos pioneiros e maiores
difusores das pesquisas geobiológicas. Ele realizou mais de 150 mil testes com indivíduos que, quando permaneciam durante 30 minutos sobre uma zona de cruzamento de linhas de força terrestre, apresentavam mudanças bruscas na resistência. Pessoas que dormem em camas situadas no cruzamento de linhas norte-sul com leste-oeste possuem maior probabilidade de desenvolver patologias como certos tipos de câncer.

Para detectar esse tipo de radiação, é necessário um treinamento específico e um tempo de aprofundamento. é aí que entra o geobiologista, profissional treinado nesse ciência. Além dessa rede invisível, mas não menos importante, estão outros vilões igualmente ameaçadores.



"Equipamentos como celulares e computadores são emissores de ondas eletromagnéticas em diversas frequências, e seu uso constante e a prolongada exposição a eles podem causar efeitos biológicos de diversos níveis, de simples dores de cabeça a distúrbios do sono, passando por diminuição sensível do sistema imunológico. Esses equipamentos não devem ficar dentro do quarto", adverte Lopes.


Fonte: 
http://www.otempo.com.br/interessa/a-ciência-do-bem-estar-e-morar-1.703565

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

CASA SAUDÁVEL PARTICIPA DO III SIMPÓSIO DE SAÚDE QUÂNTICA E QUALIDADE DE VIDA

Nos dias 13, 14 e 15 de setembro acontece em São Paulo, no Centro de Convenções Anhembi, o III Simpósio de Saúde Quântica e Qualidade de Vida. Será a terceira edição do evento que tem como objetivo difundir uma nova visão da saúde que contemple o ser humano de forma integral, considerando a dimensão material, mental, emocional e espiritual.

Alinhada com essa proposta, a Casa Saudável estará presente no evento com um stand na Expoquantum, feira de exposição de produtos e tecnologias relacionados à saúde e qualidade de vida natural e tecnologias sustentáveis e que integra o simpósio.

Além disso, o geobiólogo e fundador da Casa Saudável, ALLAN LOPES será um dos palestrantes do evento que terá também em sua programação AMIT GOSWANI, MASARU EMOTO, LAIR RIBEIRO, entre outros.

Serviço

Evento: III Simpósio de Saúde Quântica e Qualidade de Vida

Data: 13, 14 e 15 de setembro

Horário: Manhã: 8:30 às 12:30/ Tarde: 14:30 às 18:30

Local: Centro de Convenções Anhembi – São Paulo, SP

Stand da Casa Saudável: nº 266

Palestra com Allan Lopes: 14 de setembro, às 12:00

Mais informações em: 
http://www.simposiosaudequantica.com.br --