sexta-feira, 30 de novembro de 2012

SAÚDE DAS CASAS E COMO ELA PODE AFETAR VOCÊ!

Morei em um apartamento alugado durante seis meses, enquanto o meu estava em obras. Nesse período, meu gato, que já é um senhor de idade, entrou num processo de doenças que achei que ele não ia mais voltar pra casa. Para minha surpresa, depois que voltamos para o apartamento anterior, ele foi ficando cada vez mais esperto e hoje nem parece aquele gato que baixou na emergência três vezes durante o verão e de onde eu saía com prognósticos cada vez piores. 


Não pude deixar de pensar na entrevista que fiz com o geobiólogo Allan Lopes. Segundo ele, toda construção é um ser vivo, composto de uma anatomia e de uma fisiologia particulares que conferem, em sua conjunção, características saudáveis ou não ao ambiente.Características estas que são passadas a seus usuários e moradores interferindo diretamente em sua qualidade de vida. 


A noção de que os espaços interagem com as pessoas e de que esta interação pode ser saudável ou insalubre é o fundamento da Biologia da Construção, também conhecida por Geobiologia. Assim, ela pode ser definida como o estudo do impacto das construções sobre a saúde humana e a aplicação desse conhecimento para a construção ou modificação de lares e locais de trabalho.  

A Biologia da Construção busca gerar a casa saudável, mantendo sempre seu enfoque positivo, ou seja, tratando as casas como fonte de saúde e não de doenças. Seja comercial ou residencial, a habitação torna-se, naturalmente, um espelho de nosso modo de viver, de nossa personalidade e de nossa alma. Até certo ponto, o contrário também pode acontecer. Podemos nos tornar reflexos dos lugares que frequentamos, já que somos alterados por eles caso a permanecia seja duradoura. 


Nossa habitação é como uma terceira pele, das cinco que temos. Nossa primeira pele é a orgânica, que cobre nosso corpo. A segunda são as nossas roupas, que devem ser tão seletivamente permeáveis quanto a primeira. A terceira pele é a nossa casa, a quarta a nossa cidade, vila, lugarejo, ou casa no campo, e a quinta e, mais abrangente, a nossa Terra, casa onde todos habitam. Todas estas cinco peles, ou organismos, devem trabalhar em conjunto e são partes de um único organismo. 

Dizem que os bichos são mais sensíveis e o meu gato, provavelmente, foi contaminado por algumas dessas energias que estavam naquele ambiente. Se você acredita, ou não, na geobiologia é uma decisão sua, mas eu aconselharia a antes de assinar a compra ou aluguel de um novo imóvel a dar um crédito para essa ciência milenar. Afinal de contas, o seguro morreu de velho!

Patricya Travassos escreve todas as quintas no site do GNT

http://gnt.globo.com/bem-estar/patricya-travassos/A-saude-das-casas.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário