terça-feira, 4 de setembro de 2012

DICAS DE CASA SAUDÁVEL


Harmonização de casas e ambiente 
Para se determinar a salubridade de um determinado ambiente, é necessário que se faça uma análise do mesmo, comumente chamada de Prospecção Geobiógica.
Em primeiro lugar, trataremos dos terrenos antes da construção e das medidas que podem auxiliar na aquisição de uma propriedade e na escolha do local de construção. Em seguida, entraremos em ...
detalhes sobre prospecção em casas e edificios já construídos e nas diversas técnicas de diagnóstico dos mesmos. A fim de construir em zona saudável, é fundamental conhecer a estrutura geobiológica local. Para isto, são necessárias duas atividades: a OBSERVAÇÃO e a PROSPECÇÃO.

OBSERVAÇÃO DA FLORA LOCAL

 A observação consiste em avaliar um terreno pelos indícios que a própria natureza nos oferece. Uma análise cuidadosa das condições vegetais e animais de um terreno pode nos dar inúmeras informações sobre a salubridade e ter um peso decisivo no momento de aquisição ou de escolha do melhor local para construir.A análise vegetal consite em observar o posicionamento das árvores e plantas em um primeiro momento, pois,se existe uma inclinação acentuada em uma direção podemos suspeitar que as plantas estejam fugindo de uma zona bastante alterada, principalmente por cursos de água subterrâneas.

A presença acentuada de ervas daninhas em um local indica alterações no subsolo exatamente abaixo delas. É importante observar se existe uma concentração maior de um determinado tipo de planta no terreno, bem como a ausência de vegetação, o que pode indicar falta de vitalidade ocasionado por um ou mais tipos de desequilibrio ambiental.Nota-se que crescem e se fortificam muito bem, em zonas de forte influencia, as urtigas, mamonas silvstre, heras e liquens fora de proporção normal.


Não somente a topologia mas também, a morfologia vegetal, fornece indícios de zonas com alterações geobiológicas.Deve-se observar a vitalidade das plantas. De nada adianta uma grande concentração deste ou daquele vegetal, se os mesmos estão com problemas de crescimento, pragas e outras más formações. A presença de tumores em árvores de médio ou grande porte normalmente se deve á falas geológicas de grande intensidade sob a vertical.


Do livro: GEOBIOLOGIA - ARTE DO BEM SENTIR- De Allan Lopes




Nenhum comentário:

Postar um comentário