sexta-feira, 20 de setembro de 2013

A CASA COMO FATOR DE DIAGNÓSTICO

CONSIDERAR OS AMBIENTES  COMO ELEMENTO INFLUENTE  NA CAUSA DE DOENÇAS  PODE SER DECISIVO NO NOSSO MODO DE VIDA.

Nos primórdios da Medicina, os homens e seus lares eram enxergados como um só organismo. Escrituras antigas provam que no Egito os arquitetos do templos também atuam como médicos. Hipócrates, em sua obra "Sobre os Ares, Águas e Lugares", já mencionava a influências da localização geográfica e dos elementos físicos e ambientais sobre a saúde e o estereótipo dos habitantes de cada lugar.O homem evoluiu, as sociedades se desenvolveram e essa sabedoria perdeu força e valor. Mas nosso corpo continua a refletir os efeitos provocados pelo ambiente.


         O lugar onde moramos, ou nosso local de trabalho, ainda não é a primeira coisa que nos vem a mente quando procuramos o que causa uma dor ou indisposição. Porém, desde 1982  a Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece os termos Habitação Saudável, que compreende a habitação como um agente de saúde de seus moradores ou usuários, e Doenças Provocadas  pelo  Edifício (BRI), que são as doenças atribuídas diretamente á construção. Se mais de 20% do ocupantes apresentarem os mesmos sintomas, o imóvel pode ser diagnosticado com a Síndrome do Edifício Doente (SED), outro termo reconhecido pela instituição.Pela OMS até 30% dos edifícios novos e  reformados em todos o mundo pode conter SED.

          Quando isto ocorre, a solução do enigma pode estar no próprio projeto da edificação.Sistemas de circulação de ar que não recebem manutenção com frequência são uma das principais razões.

           A GEOBIOLOGIA, ramo da ciência que estuda os ambientes e edificações e sua relação com a saúde das pessoas, identifica diversos outros itens a serem observados, tais como localização, mobiliário, produtos de limpeza e campos de radiação.Quanto ao último fator, a Geobiologia acredita que as falhas geológicas e correntes de água subterrâneas emitem radiações que geram uma influência, na superfície, capaz de alterar o funcionamento celular dos seres vivos que habitarem o local ou permanecerem nele por muito tempo.


           Para ALLAN LOPES,geobiólogo e fundador da Casa Saudável, praticamente todos os edifícios podem ser transformados em Habitação saudável. Ele explica que toda construção, é um ser vivo, em que as vigas correspondem aos ossos; as paredes aos músculos; o revestimento e a tinta usada são como a pele da casa e assim por diante. "tudo se resume em cuidar da casa para que ela cuide de você. Daí a necessidade de encontrarmos materiais saudáveis, que possam promover a respiração cutânea deste imenso organismo que habitamos e chamamos de lar", ressalta.

           Segundo Lopes, sintomas como a alergia, distúrbios do sono, doenças de pele, fadiga e até mesmo a redução  da libido estão ligados ás edificações. Certamente as doenças que temos são um conjunto de fatores, mas á medida que considerarmos as condições do ambiente como parte deste conjunto, será mais fácil descobrir a origem dos problemas e tratá-los.


Matéria publicada em: Jornal Cidadão do Mundo.
          

















Nenhum comentário:

Postar um comentário