segunda-feira, 30 de setembro de 2013

EVENTO "MENSAGENS DA ÁGUA PARA UMA VIDA SAUDÁVEL"

Evento “Mensagens da Água para uma Vida Saudável” com Dr. MasaruEmotoreúne cerca de 600 pessoas em Belo Horizonte

No dia 10 de setembro a cidade de Belo Horizonte foi palco do evento “Mensagens da Água para uma Vida Saudável”, no Minascentro. Com a realização da Casa Saudável e Inspire e o patrocínio da Acqualive, o evento teve o pesquisador japonês Dr. Masaru Emoto, pela primeira vez na cidade,como o palestrante principal. A presença do “Espírito das Águas”, personagem interpretado por NatháliaWilke, apresentou e conduziu as atrações de forma poética e original.

Os músicos mineiros com carreira internacional Renato Motha e Patrícia Lobato abriram o evento com mantras e canções inspiradoras, envolvendo os presentes em um clima de harmonia.

Após a palestra do Dr. Emoto ocorreu ainda um bate-papo sobre vida saudável com Allan Lopes ,geobiólogo e fundador da Casa Saudável, e o especialista em medicina funcional Dr. Romualdo Lima.

Com serenidade e bom humor, Dr. Masaru Emoto apresentou seu estudo sobre a influência das emoções e do ambiente nas moléculas de água e como isso pode afetar nosso temperamento, nossa personalidade e principalmente nossa saúde.Após vários experimentos, ele percebeu que a água é capaz de carregar informações e energia. Um desses experimentos foi fazer com que amostras de água “escutassem” música, partindo do pressuposto de que música é nada mais que vibração. Essas amostras foram congeladas e através de um microscópio especial foi possível notar a formação de cristais de água. Dependendo damúsica, a forma dos cristais era diferente.  Para exemplificar, Dr. Emoto mostrou à plateia o experimento que fez submetendo a água ao hino nacional brasileiro e depois ao hino do Japão. As imagens mostraram belos cristais hexagonais, cada um com detalhes peculiares e simétricos.

O especialista, que pesquisa a água há 20 anos, falou da importância de reverenciar a água e transmitir a ela os sentimentos de amor e gratidão. “A água é mais que uma manifestação de Deus, ela é Deus”, afirmou. A ideia principal dos estudos do Dr. MasaruEmoto é de que nós “somos água”. Segundo ele, quando éramos apenas uma célula nós já tínhamos 99% de água. Nosso cérebro é composto de 93% de água. Um bebê tem 80%, um adulto 70%. À medida que envelhecemos, essa porcentagem vai diminuindo, juntamente com a nossa capacidade cognitiva. Para ele, isso está relacionado com as causas da doença de Alzheimer. Para Emoto, qualquer doença pode ser curada com a água. Mas ele alerta que não basta apenas beber a água, que devemos ter um sentimento de amor e gratidão todas as vezes que bebemos água. “Dessa forma a água também passa a te amar e também a te agradecer. O contrário também acontece: se você desperdiça ou trata mal a água, ela também vai te tratar mal e ‘fugir’ de você, sair do seu corpo. A água é um espelho do nosso coração.”, explica.O pesquisador falou ainda sobre seu projeto de estudar a água do Brasil, em um terreno localizado em Brasília, e fez um apelo para que os brasileiros não deixem as grandes empresas explorarem nossa área de fontes hídricas subterrâneas que, segundo ele, é uma das maiores do mundo.

Em seguida Allan Lopes e o Dr. Romualdo Lima realizaram um breve bate-papo com uma abordagem ampla e diversificada sobre ter uma vida saudável, com foco na importância da água como meio de se obter qualidade de vida. Os especialistas destacaram a água alcalina – com PH maior que 7, como a melhor água para o nosso organismo, já que o sangue tem PH igual a 7,36. Foi aconselhadoevitar o consumo de água vendida em garrafas plásticas, pois segundo eleso plástico libera substâncias como bisfenol e dioxina, que são cancerígenas. Elesalertaramainda sobre os efeitos prejudiciais do micro-ondas, cuja radiação emitida contamina a água contida nos alimentos, quando aquecidos, e afeta nossa saúde. No caso de se esquentar somente a água no micro-ondas, ocorrerá uma desvitalizarão do líquido.Uma outra dica sobre água compartilhada por eles foi usar um filtro para a casa inteira, acoplado na caixa d’água,para se ter uma água de melhor qualidade ao lavar os alimentos, os utensílios, tomar banho, entre outros.

Os profissionais falaram também sobre a qualidade do sono. Allan Lopes advertiu que, para ter-se uma boa noite de sono, é necessário retirar do quarto ou ao menos desligar da tomada todos os aparelhos eletrônicos. Complementando, o Dr. Romualdo sugeriu o uso do blackout na janela: “qualquer entrada de iluminação pode fazer com que o nosso organismo não produza a substância melatonina, responsável por revitalizar verdadeiramente nosso corpo”, disse.


Além dos palestrantes, também estiveram presentes no evento o representante da Acqualive em Minas Gerais, José Augusto Pessoa, e a empresária Aléxia Soares, proprietária da Inspire Produções, responsável por trazer o Dr. Emoto ao Brasil pela segunda vez.

Fotografia: Rafael R. Lemos

Nenhum comentário:

Postar um comentário