segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Você precisa saber: Colchões

Continuando o assunto do nosso post passado, hoje você saberá um pouco mais sobre o efeito prejudicial que os colchões de espuma podem nos causar:


Ainda não existem estudos suficientes sobre o quanto esses retardantes de chamas agridem o nosso organismo e o meio ambiente. Mas o que já se sabe:

o Os PBDEs  sofrem bio- acumulação  no tecido adiposo, no sangue, no leite materno e em animais. Ou seja, se você fizer um exame de sangue detalhado provavelmente vai encontrar esses compostos químicos na sua corrente sanguínea e no seu leite materno.

o A União Europeia proibiu o PBDE.

o Em 2005, Walter Bader, dono da empresa norte-americana “Green Mattress” (Colchões Verdes), e autor do livro Camas Tóxicas, enviou diversos colchões para um laboratório em Atlanta. Em alguns colchões chegaram a encontrar a emissão de 61 tóxicos, incluindo benzeno e naftalina, que são cancerígenos.

 o Muitas pessoas acredi­tam que estão com alergia a poeira, ou a ácaros enquanto na realidade estão apresentando reações as toxinas liberadas pelos colchões.

o Jornal Europeu de Alergia e Imunologia Clínica – De acordo com um estudo publicado em 2002 nesse veículo, os ácaros da poeira se alimentam de pele que é descartada do corpo humano durante o sono de pessoas, dessa forma, não existe nenhuma maneira para impedi-los de viver dentro de um colchão. Ainda de acordo com esse estudo, o risco de encontrar ácaros em colchões de espuma é quatro vezes maior em comparação com o algodão convencional.

o  O Ministério da Saúde do Canadá, estudos dessa instituição demonstram que os efeitos colat­erais dos PBDE´S estão relacionados a diversas disfunções hor­monais, imunológicas, reprodutivas e neurológi­cas.

o A Agência Norte Americana De Proteção ao Meio Ambiente (United States Environmental Protection Agency (US EPA) considera os PBDEs  possíveis carcinogênicos.

o Esses aditivos químicos emitem um odor químico distinto (sabe aquele cheiro de colchão novo?) que diminui após a ventilação adequada. O cheiro diminui com o tempo, mas esses elementos químicos continuam sendo liberados no ar da sua casa pela espuma do seu colchão (são os chamados compostos orgânicos voláteis).

o  USP Ribeirão Preto - Segundo o Professor de Química da USP de Ribeirão Preto, Miguel J Daboud,  em artigo  originalmente publicado na edição de março do Jornal da USP online, entre as substâncias geradas pela queima direta ou pelo aquecimento intenso dos poliuretanos (espumas) estão os isocianatos, as aminas, o cianeto de hidrogênio (ácido cianídrico), óxidos de nitrogênio (como o óxido nítrico, NO) e o dióxido de nitrogênio (NO2). Este último é associado a incêndios; mas, no caso da decomposição do poliuretano, sua concentração é muito mais alta. Esses gases resultam na formação

de uma fumaça mortal, que é mais densa do que o ar. Além deles, formam-se ainda o monóxido de carbono e o dióxido de carbono, que resultam da queima de qualquer outro material orgânico. Assim, as proporções e a composição exata desses gases dependem do tipo de poliuretano queimado, que compreende ampla variedade.

o Uma dessas substâncias isoladamente, o isocianato de metila, matou mais de oito mil pessoas em Bhopal, na Índia, em 1984, no pior desastre químico da história da humanidade. Foi causado pela empresa Union Carbide e ainda tem consequências sobre os sobreviventes dessa tragédia. Esse tipo de substância e outras geradas pela queima da espuma do isolante acústico (espuma de poliuretano) mataram pessoas na boate em Santa Maria e em outra boate no Estado norte-americano de Rhode Island, em 2003. Vídeos de acesso público na internet mostram que muitas das vítimas do caso norte-americano foram queimadas pelo fogo após o envenenamento, enquanto a maioria das vítimas fatais em Santa Maria permaneceu intocada pelo fogo. Tudo isso mostra que os gases tóxicos liberados foram mais letais do que o fogo, pois em determinadas concentrações podem matar em tempos que não superam um a dois minutos.

No nosso próximo post você conhecerá os efeitos das toxinas causados nas crianças. Aguarde!

Caso você queira receber o nosso dossiê completo, envie uma solicitação para contato@minhacasasaudavel.com.br

Cordialmente, 
Equipe Casa Saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário