quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Você precisa saber: Colchões

Existem muitas diferenças entre um colchão sintético e um colchão natural e existem algumas boas razões pelas quais você deveria estar preocupado com o tipo de colchão em que está dormindo.
A imagem abaixo representa a maioria dos colchões comercializados no mundo.

Os mais comuns são os colchões de espuma e os colchões de mola, os quais também contém espuma. Já menos comuns, mas facilmente encontrados, são os colchões magnéticos e os de látex. Nesse dossiê vamos falar um pouco sobre porque cada um desses colchões pode causar mal para a sua saúde e a saúde da sua família. 2

 COLCHÕES DE ESPUMA

De onde vem a espuma do seu colchão?
Fabricação da Espuma de Poliuretano – reação entre dois compostos químicos.
A espuma com os quais são fabricados os colchões é a espuma de poliuretano.
criação dos poliuretanos é atribuída ao químico industrial alemão Otto Bayera partir da reação de polidiação de dois compostos químicos – Os Isocianatos e os polióis. O produto foi inicialmente desenvolvido como um substituto da borracha, no início da Segunda Guerra Mundial.
A espuma de poliuretano (com a qual são produzidos os colchões) é geralmente feita com a adição de pequenas quantidades de materiais voláteis chamados de agentes de sopro, à mistura reacional. Tais materiais podem ser substâncias químicas voláteis e simples, como a acetona ou o cloreto de metileno, ou ainda os fluoro carbonetos mais sofisticados, que conferem características importantes de desempenho, primariamente a isolação térmica.
Estas substâncias podem causar bronquites, disfunções pulmonares, problemas oculares sérios como a queratopatia, doença que degenera a córnea e pode levar a cegueira. 

 Outra forma comum de se produzir espumas é pela adição de água a um dos líquidos precursores do poliuretano antes que sejam misturados. A água então reage com uma porção do isocianato, dando dióxido de carbono, formando bolhas relativamente uniformes que, com o endurecimento do polímero, formam uma espuma sólida.
A espuma libera uma série de componentes voláteis extremamente prejudiciais para a saúde, já ligados a irritações e alergias na pele, e problemas respiratórios, pois os compostos voláteis são absorvidos pelo corpo humano pela pele e quando respiramos.

COMO UM COLCHÃO É PRODUZIDO?


1- Preparam–se grandes placas de espuma, que são coladas com formaldeído

As placas de espuma são misturadas com diversas resinas (colas) à base de formaldeído para que a espuma fique mais dura, ou seja, com a densidade maior (D28, D 33 e outros).
Essas camadas serão coladas umas nas outras, formando assim o colchão. O adesivo que mantém as camadas de espumas juntas é o formaldeído, que está associado a asma, irritações, alergias câncer de pulmão, nariz e garganta. 


2 – Os componentes mais tóxicos dos colchões – cancerígenos, carcinogênicos, disfunções neurológicas e hormonais entre outros.
Mas os elementos mais tóxicos dos nossos colchões são os compostos halogenados clorados e, principalmente, os bromados, (PBDEs ). Dois dos principais retardantes de chamas utilizados na indústria, por serem mais baratos. Em contrapartida, são os mais tóxicos e danosos para a nossa saúde e o meio ambiente. Ainda não existem estudos suficientes sobre o quanto esses retardantes de chamas agridem o nosso organismo e o meio ambiente.

No próximo post vamos desenvolver um pouco mais esse assunto. E caso você queira receber o nosso dossiê completo, envie uma solicitação para contato@minhacasasaudavel.com.br
Cordialmente,
Equipe Casa Saudável

3 comentários:

  1. Interessante. Mas e qual será a alternativa?

    ResponderExcluir
  2. Sou alérgica e muitas vezes não tenho explicações para acordar em crise, se tomo cuidado com produtos de pele, alimentação, limpeza etc!!!

    ResponderExcluir
  3. e os colchoes de latex,que dizem que são de um material criado pela NASA ? prestam ? tambem são nocivos?

    ResponderExcluir